sexta-feira, 18 de abril de 2008

PROFESSOR DE VERDADE - Final inesperado

por Hugo Paim

Numa tarde de sábado, o treinador Henrique de Souza, um dos brilhantes de todos os tempos, tinha quatro inscrições para a programação. Resolveu, então, fazer uma acumulada de suas melhores inscrições naquela semana. Os páreos iam sendo realizados, e, quando havia corrido a quarta prova, ele já tinha conseguido vencer três das suas quatro inscrições.

Assim que sua terceira inscrição venceu, ele, ficou extremamente agitado pelos rateios de seus pupilos, respectivamente 8, 6 e 9 vezes por 1! Eram rateios elevadíssimos, que gerariam valores incomensuráveis se vencesse sua quarta inscrição.

Foi quando examinou detalhadamente o páreo em que fecharia sua robustíssima acumulada. Percebeu que as duas maiores adversárias de sua quarta inscrição eram a Rosemary, pilotada por Emygdio Castillo, e a Dodeca, pelo seu grande amigo Luis Rigoni, o “Homem do Violino”.

De imediato, falou com Emygdio Castillo para saber das reais possibilidades de sua pilotada, a égua Guria, treinada pelo bom treinador Manoel Raphael.

Castillo informou que ela voltava de uma parada um pouco longa, e que por isso não estava no último furo, ou seja, em condições de correr com toda sua plenitude locomotora.

Partiu, de imediato, para falar com Luis Rigoni, que montava, então, a que seria a única adversária: Dodeca. Explicou detalhadamente ao Rigoni o que se passava, comentou que ia mandar o Bafica pra frente, pois a prova era na distância de 1.300 metros e na pista de grama, favorável à égua Rosemary, que largaria na baliza 1 e era ligeira.

Para dar maior consistência em seu apelo a Rigoni, afirmou que se vencesse com sua última inscrição ele ganharia tanto dinheiro que daria para comprar uma “vila de casas”. Rigoni ouviu tudo atentamente, pois Henrique de Souza era o responsável por tê-lo trazido para a Gávea.

O desenrolar da prova deu-se da seguinte forma:

Dada a partida, Rosemary foi para a ponta, a Guria corria segundo e a Dodeca sexto. Ao virar a reta, Rosemary trazia, na geral, cinco corpos de vantagem sobre a Guria. Dodeca virou 5º aberta. Nos 300 metros finais, Rigoni fez correr sua pupila, alcançando Rosemary em cima do disco, livrando meia cabeça.

Após o páreo, Henrique de Souza, branco e tremendo, indagou ao Rigoni: “Como você fez isso, ficou maluco?”

Rigoni respondeu: “Seu Henrique, eu fiz tudo certo. Virei 6º um pouco aberto. Mas, na geral escutei os gritos ‘dá-lhe, Rigoni’, aí pensei: ‘o seu Henrique que me perdoe, mas sua vila de casas vai virar um barracão!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário