domingo, 3 de agosto de 2008

NOS MÍNIMOS DETALHES

por Sérgio Melgaço

Grande Prêmio Major Suckow (G1) - 1.000m - grama
Páreo destinado a produtos de 3 anos e mais idade.


Requebra, a recordista da distância no hipódromo da gávea, teve
que dar tudo para conseguir desforrar-se de Taludo, que a havia derrotado no hipódromo paulista. Para isso, contou com a direção perfeita e maliciosa de C.Lavor.

O páreo saiu como esperado; na ponta Sicília, com Taludo, Requebra e
Jaguarão brigando pelo segundo posto. Em quinto, com percurso limpo, corria Lorde-Malo. Assim chegaram aos 600 metros da reta final.

Nos 400m, Jaguarão abdicava da luta pelo segundo posto e começava a esmorecer.

Sicília seguia na ponta, com 2 corpos de vantagem, e a luta renhida
entre Taludo e Requebra continuava. Ambos foram encurtando da ponteira, até que nos 70 finais Requebra dominou Sicília. Taludo também a dominou, em seguida, e os dois seguiram brigando, até que Requebra com seguiu livrar cabeça no disco.

Sicília foi novamente ótimo terceiro. Aliás, dos animais que compuseram o placar, ela foi a única que correu ferrada. Teria problemas de cascos? Em caso negativo pensamos que corrê-la desferrada seria uma boa tentativa.

Lord-Malo, com percurso limpo, conseguiu superar Bar Bar Bar no
disco, fazendo bom quarto.

Bar Bar Bar teve sério prejuízo na partida, tropeçando e ficando praticamente de joelhos, sobrando para último. Nos 100m, chegou a botar quarto perto, mas sentiu o esforço e diminuiu no final, permitindo que Lord-Malo lhe suplantasse no disco. Com boa partida, teria chegado bem mais perto.

O tempo que a recordista meteu para os 1.000 metros foi, podemos dizer, muito fraco: 55s93, um segundo e meio acima de seu recorde.

Requebra é uma 4 anos filha de Put it Back e Talida, por Lode. De criação e propriedade do Haras Santa Maria de Araras, tem em R.Morgado Jr. seu brilhantíssimo treinador.


Grande Prêmio Roberto e Nelson Grimaldi Seabra (G1)- 2.000m – grama
Páreo destinado a éguas de 4 anos e mais idade.


Really Winner obteve sua quarta vitória, a terceira clássica, sendo esta agora a mais importante, pois tratou-se de um G1. Registrou a segunda vitória clássica no dia para seu criador e proprietário, o Haras Santa Maria de Araras, assim como para todo o staff de sua coudelaria, liderada por R.Morgado Jr. Um bom início, sem dúvida, para a semana máxima do turfe carioca.

O páreo desenvolveu-se com a égua Hilaris, da Coudelaria Jéssica, assumindo a dianteira, como de hábito, seguindo-lhe Jet Leg, Sétima Arte, Filha Vitoriosa, La Gañadora, Right Idea, New Play, Blessed Maid, Pincesa Rafaela, Really Winner, Quadriglia e as demais.

No começo da curva, trocavam de posição Sétima Arte, passando para
segundo, e Jet Leg, para terceiro. As restantes ficaram praticamente nas mesmas posições.

Nos 700m, Hilaris estava ainda na frente com luz sobre Sétima Arte, e Jet Leg, em terceiro. Em quinto, Right Idea e, em sétimo, já ia se aproximando Really Winner.

Nos 350m, ponteava Hilaris, com Sétima Arte esmorecendo e Right Idea em terceiro.

Nos 200m, ponteava Hilaris, com pinta de ganhadora, com alguns corpos de vantagem sobre a segunda colocada, que agora era Really Winner, que dominava Right Idea, que dominava New Play

Em rápidos galões, Really Winner progredia e, finalmente, conseguiu cobrir Hilaris no disco.

A ganhadora contou com ótima direção de B. Reis, que soube calcular o momento exato de exigir a fundo sua pilotada.

Hilaris correu demais. Fez o train da carreira, e as que lhe seguiram de perto morreram todas. Achamos que seu piloto exagerou no uso do látego, principalmente nos 100m finais, quando daí até o disco desferiu-lhe 12 poderosas chicotadas, seguidamente, sem parar por um instante sequer.

Trata-se de ginete de grande categoria e deveria ter confiado mais na sua tocada do que no seu chicote. De qualquer maneira, fez o que pôde e sua montada foi alcançada apenas no disco.

Blessed Maid correu afastada em décimo, na altura dos 700m. Chegou em terceiro correndo bem. A quarta colocada, Right Idea, teve participação razoável no páreo e chegou a botar terceiro nos 350m. Boa corrida.

New Play terminou a curva em oitavo e completou o placar.

Hilaris passou os primeiros 1.400m em 1m24s20, e Really Winner marcou para os 2.000m o tempo de 2m00s26.

Nenhum comentário:

Postar um comentário