segunda-feira, 30 de junho de 2008

NOS MÍNIMOS DETALHES

por Sérgio Melgaço

Grande Prêmio Margarida Polak Lara - Taça de Prata (GR I) 1.600m grama
Páreo destinado a potrancas de 2 anos


Cores de Brasil, potranca de criação de Marcos e Mauro Ribeiro Simon e de propriedade do Stud Farda Vencedora, foi a heroína da Taça de Prata – versão potrancas. Muito bem apresentada por seu treinador N.Lima, contou com a direção, como sempre, eficiente de Marcelo Cardoso.

Correu durante todo o percurso na 3ª posição e com 50 metros de reta assumia a liderança da prova, dominando Dileta Amiga e Shinning Queen, que determinavam o rítmo da prova.

Marcelo, com sua habitual precisão, energizava o poderio locomotor de sua montada que tirou na frente até o disco sem ser mais ameaçada. Cores do Brasil, embora tivesse corrido sempre provas fortes, com três colocações em provas de grupo, somente agora experimentou o sabor da vitória, e o fez de modo contundente.

Bubbly Jane corria quinto nos 800m e conseguiu o segundo posto nos 200m finais.

Lady Pipoca corria sexto e descontou para bom terceiro.

Praia do Rosa, no início entre as últimas, aparecia em quarto nos 800m e foi quarto razoável. Shinning Queen, que corria segundo trepada em Dileta Amiga, dominava o páreo nos 600m, mas logo foi ultrapassada pela vencedora, conseguindo resistir na segunda colocação até os 200m finais, quando começou a esmorecer, perdendo colocações até fechar o marcador.

O tempo do páreo foi de 1m34s e 530.

Grande Prêmio J.Adhemar de Almeida Prado (GR I) – Taça de Prata
1.600m grama - Prova destinada a potros de 2 anos


São Paulo – Sorrentino venceu com autoridade a Taça de Prata - versão potros. O filho de Wild Event e Bukebele por Punk, criação do Haras Santa Maria de Araras e de propriedade de J.C.Campelo e C.R.Fernandes, corria segundo, próximo do ponteiro, Boker Tov. Este imprimia um train forte à carreira. No começo da reta, estavam emparelhados e seguiram brigando até os 300m, quando Sorrentino começou a abrir vantagem, que foi sendo ampliada até o disco. O ganhador teve a direção de J.Aparecido, e seu preparo ficou a cargo do excelente L.R.Feltran

Boker Tov chegou afastado do ganhador, ainda assim foi bom segundo.

Setembro Neva correu sempre em terceiro, afastando-se da briga pela ponta. Por este motivo, no final aproximava-se de Boker Tov, chegando a um corpo do mesmo.

Em 4º afastado chegou Iamwhatiam, e fechou o marcador Afeganistão, conseguindo a quinta colocação nos instantes finais.

Sorrentino marcou para a milha, o bom tempo de 1m32s e 7/10.

Grande Prêmio ABCPCC - Matias Machline - (GR I) 2.000m - grama
Páreo para produtos de 3 e mais anos


São Paulo - Top Hat, este filho de Royal Academy e Tavira por Effervescing, de criação do Haras São José da Serra, de propriedade do Stud J C M, fez valer sua categoria e experiência na distância. Bem apresentado por J.Macedo e dirigido por A.Domingos, não tomou conhecimento dos rivais. Desde o larga, seu piloto mandou-o para dentro e foi tomando a ponta, que a conservou até o disco. Em segundo corria El Once, e a seguir iam Nítido, Gusset e Harioles. Nesta ordem foram até os 800m.

Logo no início da reta, Nítido assumia o segundo posto e tentava carga no ponteiro, mas foi em vão. Faltou-lhe experiência em 2.000m. Há aproximadamente 30 metros do disco, Gusset tomou-lhe o segundo lugar. Em quarto chegou Harioulus, e bem afastado em quinto e último, El Once.

A representande carioca La Vendetta não foi apresentada.

O páreo foi corrido em 1m59s e 630.

Grande Prêmio Duplex - (GR II) - 1.600m areia
Prova destinada a produtos de 2 e mais anos


São Paulo - Giruá, 3 anos, filho de Bonapartiste e Ellefrance por Fast Gold, conquistou sua sétima vitória na areia, em oito apresentações. Mostrou ser um dos melhores arenáticos atualmente no pais, pelo menos até a distância de 1.600m. É de criação de Eloi José Quege e propriedade de Eládio Mavignier Benevides. Treinado por M.Gosik, teve direção perfeita de J.Moreira.

No larga, levou um tropeção e quase ajoelhou, sobrando para último. Seu piloto, fria e serenamente foi se chegando aos poucos; enquanto isto Safe Port que corria na cerca externa, fez a diagonal com perfeição e assumia a dianteira no começo da curva. A seguir iam Van Helsing, Giruá, Tum Tum Tum, Ama-Tiri e Sérgio Da Faxina. Nos 700m, Moreira encontrava passagem junto aos paus e fez correr seu tordilho, que logo assumia o segundo posto. Pouco antes da seta dos 200m. Giruá encostou em Safe Port, que custava a se entregar, favorecido que foi pelo peso leve que levava. Finalmente, nos metros finais, Giruá conseguiu livrar pequena vantagem, chegando no disco meio corpo à sua frente.

Em terceiro, muito afastado chegou Sérgio da Faxina, com Ama-Tiri em quarto e, fechando o marcador, Tum Tum Tum.

Giruá marcou para os 1.600 o tempo de 1:34:380

Grande Prêmio ABCPCC (GR I) - 1.600 Grama
Prova para produtos de 2 anos - Criterium dos 2 anos


Estrela do Oriente repetiu o brilhareco de sua vitória no G.P. Conde de Herzberg. Cosminho conseguiu manter seu potro num estado esplendoroso, ou talvez melhor ainda do que naquela ocasião. De parabéns o staff do
Stud Estrela Energia.

J.Leme esteve perfeito em seu dorso. Manteve seu pilotado na décima posição e, na reta, levou-o para a raia 8 e fez correr. Nos 300m, passava para segundo e, nos 200m, dominava Signal Love, assumindo a ponta e indo firme até o disco, amparando bem a carga final de Negro da Gaita e Solaris.

Negro da Gaita correu sempre atrás de Estrela do Oriente, atropelou aberto, fazendo ótimo segundo, chegando a um corpo do ganhador, contando obviamente com boa direção de Mazini.

Solaris, ainda perdedor, foi outro que melhorou e teve atuação espetacular de Lavor. Entrou reta na frente de dois pelas raias de dentro, levou-o também para fora, atropelando junto com Negro da Gaita. Nos 50m finais
enviesou um pouco para dentro e chegou a dar impressão que faria segundo, mas, nos instantes finais, ficou mesmo para Negro da Gaita, chegando a um corpo deste.

Signal Love, responsável pelo train da prova, se houve bem no páreo. Largando em baliza desfavorável, assumiu a dianteira e foi até os 300m e, daí até o disco, perdeu três colocações.

Roberto Alberto, que nos 300m estava na linha de briga pelo segundo posto, Fechou o marcador.

Observamos que os três primeiros colocados atropelaram pelas raias de fora.

O vencedor é filho de Redatore e Academia Real por Banker's Gold, criação do Haras São José da Serra e propriedade do Stud Estrela Energia.

O páreo foi corrido no tempo de 1m 35s e 72.

Soubemos que J. Leme, após este maravilhoso triunfo, seguiu, depois das carreiras, para Bicuda Grande, para comemorar o feito com sua família, dedicando a vitória ao seu mais novo rebento. Fez a cama na varanda e ficou olhando para o céu procurando sua Estrela do Oriente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário