sábado, 7 de junho de 2008

Anabolizantes serão banidos nos EUA

A era dos esteróides anabólicos nas corridas norte-americanas vai acabar em 2009, disse à ESPN o veterinário Larry Bramlage, membro do comitê de segurança dos jockey clubs daquele país. Segundo ele, na próxima semana será feita uma recomendação pública para que os esteróides sejam banidos. Mas ele antecipa que os 28 estados que permitem o uso dessas substâncias estão fechados unanimemente em torno da decisão.

Bramlage deu a entrevista em Belmont Park, onde estará de lantão hoje para a Belmont Stakes on Saturday. Para ele, os anabolizantes são uma ferramenta útil para os cavalos porque os ajudam a lidar com o suor e as lágrimas das corridas. Essas substâncias mantêm o apetite deles e contribuem na sua recuperação após as provas. Ele afirmou que a maioria dos treinadores recorrem a elas e que só uma minoria deles abusa. “Mas é difícil saber quando é uso e quando é abuso, então vamos banir tudo”.

Anabolizantes e outros medicamentos do tipo passaram ao centro dos debates nos EUA depois do colapso fatal da potranca Eight Belles no Kentucky Derby, dia 3 de maio. O teste dela não deu positivo para nenhum esteróide, mas foi mais um de uma série que tem apontado a necessidade da indústria rever algumas de suas práticas. Assim, a recomendação de banimento dos esteróides não será a única. Com ela, vão ser anunciadas outras medidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário