terça-feira, 27 de maio de 2008

NOS MÍINIMOS DETALHES – 25/05/2008

por Sérgio Melgaço

GP FRANCISCO VILELLA DE PAULA MACHADO (GII) – Potrancas de 2 anos – Criterium – 1.500m – GRAMA

Tanta Honra deu grande alegria ao seu ilustre proprietário e também criador, Luis Antônio Ribeiro Pinto. Vitória mais que merecida para um turfman que vem aprimorando cada vez mais sua criação. Marcelo Cardoso esteve perfeito na direção da potranca, filha de Crimson Tide e Tana-Am, por Nashwan, este ganhador de Derby inglês. Ambos foram importados da Inglaterra pelo seu criador. Crimson Tide lidera atualmente a estatística de reprodutores de potrancas, cuja liderança foi revezada por West Hope, Donna Quixote e, agora, pela vencedora deste criterium.

Marcelo fez com que entrasse na reta na quinta posição, junto aos paus, quando abriu um pouco para iniciar sua atropelada. Na altura dos 450m teve forte prejuízo, quando a potranca Sindicalizada desgarrou obrigando-o a ir mais para fora ainda. O piloto, após ajustá-la convenientemente, travou um grande duelo com Lady Pipoca dos 300m até o disco.

Lady Pipoca chegou ao disco na sua frente, mas causou-lhe prejuízo e não cabia à Comissão de Corridas outra decisão senão a desclassificação. Inverteu-se assim a ordem de chegada para as duas primeiras colocadas.

Deve ser registrada a competência e dedicação do J.C.Sampaio, virtual campeão da estatística de treinadores da atual temporada. Cuida de seus animais no centro de treinamento Dedo de Deus, que embora de boa qualidade tem uma pista com apenas 760m de volta fechada. Tem que ser mesmo um craque para treinar seus pupilos em páreos de percursos mais
alentados.

Lady Pipoca após boa largada foi ficando até a sétima posição, lugar que lhe pertencia até o final da curva. Progrediu após B.Reis descobrir ótima brecha, e a partir dos 300m – mano a mano com a ganhadora. Bom segundo lugar.

A terceira colocada, Last Bet, entrou reta em último e descontou muito, chegando a 1 corpo da ganhadora. Como é filha de Know Heights e mãe Ghadeer deverá se sair melhor em percursos mais alongados.

A quarta colocada, Estrela Boa, largou mal, mas como não é veloz mesmo, seu piloto deixou-a ficar e fez a reta inteira bem aberta, descontando bem, mas sem chance de obter melhor colocação.

A quinta colocada, Super Life, teve um bom percurso, com ótima participação no páreo, mas na altura dos 450m, ao abrir procurando passagem, nos parece ter assustado a potranca do Anderson, que deu um salto para fora, prejudicando Tanta Honra. Sindicalizada chegou a ficar de joelhos, e o piloto abandonou a carreira. Depois disso, Super Life ficou sexto, e nos instantes finais conseguiu a complementação do marcador.

O páreo foi corrido em 1m29s.

GP CONDE DE HERZBERG (GII) – Criterium – Potros de 2 anos – 1.500m – GRAMA

Estrela do Oriente foi o vencedor do Conde de Herzberg 2008. Após lograr boa largada, nos 1.000m aparecia em quarto, sexto no começo reta, novamente quarto nos 400m, quando começou sua atropelada sob a muito enérgica tocada de J.Leme. Veio sempre aberto na reta e, nos 200m, já tentava encostar em So What, que custava a se entregar, até que finalmente nos 50m finais conseguiu livrar vantagem, tirando meio corpo até o disco. O ganhador é filho de Redattore e Academia Real, de criação do Haras São José da Serra e propriedade de outra estrela que sempre brilha – Estrela Energia. Cosminho apresentou-o em forma impecável, e o público acreditando nisso elegeu-o favorito.

So What, desta feita sem percalços no percurso, foi bem apresentado por seu treinador e teve uma direção ótima do Gugu. Corria terceiro e dominou o páreo nos 250m, mas já tinha o ganhador muito próximo. Resistiu bravamente, mas nos 50m finais teve que ceder a melhor ação que trazia Estrela do Oriente. Foi ótimo segundo, já que perdeu por apenas meio corpo e deixou o terceiro colocado vários corpos atrás.

O terceiro colocado, Caro Bebeto, fez o train da carreira juntamente com Strong Hero. Ponteou a carreira, desprendeu-se na frente e, nos 200m, ficou para So What e Estrela do Oriente, distanciando-se da dupla vencedora.

Uragano Point, que corria bem afastado em nono, nos 1.000m, atropelou e conquistou o quarto posto. Samurai Doddge correu sexto, sétimo e foi quinto, completando o marcador.

O páreo foi corrido em 1m28s6/10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário