quarta-feira, 7 de maio de 2008

El Zorzal Criollo Y El Pulpo (O Pássaro Cantor e o Polvo) ou Carlos Gardel e Irineo Leguisamo

por Hugo Paim

Carlos Gardel, sem dúvida um dos maiores cantores de tango de todos os tempos, “burrero viejo” (fanático por corridas de cavalos), estava, como sempre, no Hipódromo de San Isidro, em um sábado, e perdia seguidamente. Quando já havia tentado acertar apostando nos seus preferidos, pilotados pelos melhores “frenos Y fileteros” (freios e bridões), como Rubén Quinteros, Juan Pedro Artigas, Cayetano Sauro, Aníbal Etcmart, os irmãos Chiafardini, Hector Y Ramón, Oscar Nardi, Caneza, entre outros, pensou: “Só falta um páreo”. E só restava “El Pulpo” (O Polvo), apelido carinhoso do imortal Irineo Leguisamo, pois corria sempre atrás e, no final, pegava a todos os que corriam em sua frente, tais eram os “tentáculos” do polvo, que assim ficou consagrado.

Foi então que, sem alternativa, já havia cantado algumas vezes tangos y milongas burreros e frisava aqueles versos do tango “Pingo Lindo”: “Cuando la suerte fallando se hace esquina, y en ocasiones de deje a la deriva, siempre nos queda la esperanza de um desquite y es outra vez uma ilusión que se repite” (Quando a sorte falhando desaparece, e em ocasiões nos deixa sem rumo, sempre resta a esperança de uma “forra” e é outra vez uma ilusão que se repete). Procurou então o “Maestro Legui”.

Após narrar seus insucessos naquele dia, afirmou ter um saldo final que pretendia com ele salvar e até ganhar, se possível, nas carreiras. Legui disse ao velho amigo: “Vai para a social, fica na passagem onde nós vamos para o canter e preste atenção no que vou falar, olhando para frente”.

“Gardelito”, de imediato, fez o que o maestro lhe aconselhou. No corredor, ficou na expectativa, esperando passar o número 13, que era a montaria do maestro.

Chegou o momento de passar Leguisamo. Gardelito, atento, escutou o maestro falar em alto e bom som: “Soyapa Papa”.

Gardel havia falado em puro “lunfardo” (gíria) ao revés, por sílabas, para que ninguém entendesse: Soyapa = Pa-ya-so (Palhaço) papa (barbada).

E o cavalo Payaso ganhou por dez corpos, e seu rateio foi de 18,80 por 1.

Aí Gardel afirmou: “Ni siempre se pierde por una cabeza. A veces, se gana por diez cuerpos” (Nem sempre se perde por uma cabeça. Às vezes se ganha por dez corpos).

Por una cabeza é o tango “burrero” mais conhecido no mundo inteiro.

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